A COMRUA Companhia de Dança foi criada em 26 de outubro de 1998, como um grupo sem fins lucrativos com o objetivo de levar cultura de Niterói para o mundo.

O grande desafio da COMRUA é conquistar o público, buscando métodos coreográficos de qualidade, mantendo as características, o carisma, o sotaque, o jeito de ser da gente de sua terra.

A Companhia participa de projetos educacionais infantis e faz sucesso com a criançada. A Arte e Cultura são, sem dúvida, indispensáveis para o desenvolvimento social da juventude de qualquer país. Consciente desse fato, a COMRUA vem dando forte apoio e incentivo a projetos que desenvolvem atividades culturais.

Uma companhia que chegou não só para dar recursos, mas também para se envolver, que veste a camiseta, e que além de dar a mão, também dá o coração. E este é, com certeza, Niteroiense.

16 bailarinos (oito homens e oito mulheres), onde a movimentação ganha liberdade na exploração de níveis e dinâmicas, que às vezes sugerem golpes, outras vezes recriam de forma estilizada paradas de mãos, saltos e flares, mas na maior parte do tempo simplesmente dança, sem preocupação com referências explicitas a uma narrativa. Os bailarinos se espalham, exploram a musculosidade dos homens e das mulheres com precisão, que aliam as danças urbanas e dança contemporânea em uma viagem com poesia e ironia. Todos os intérpretes são aproveitados no melhor de suas potencialidades, o que contribuiu para a criação do espetáculo, do qual os bailarinos tornam-se coautores.

Ética.

É o ideal de conduta humana desenvolvida em conjunto com o processo de civilização, que orienta cada ser humano sobre o que é bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relação a seus semelhantes, visando ao bem comum. A ética de nossa sociedade e a ética empresarial é inseparável, algumas vezes indistinguíveis. Nossas preocupações diárias com a eficiência, competitividade, não podem prescindir de um comportamento ético. A ética no trabalho orienta não apenas o teor das decisões (o que devo fazer) como também o processo para a tomada de decisão (como devo fazer). A adoção de princípios éticos e de comportamentos reflete o tipo de organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. Nosso respeito pelas diferenças individuais e a preocupação com o bem comum, são essenciais para as relações da COMRUA com seus integrantes e para com a sociedade.

Objetivos do Código de Ética.

Ser uma referência, formal e institucional, para a conduta pessoal e profissional de todos os integrantes da COMRUA, independentemente do cargo ou função que ocupem, de forma a tornar-se um padrão de relacionamento interno e com os diversos segmentos da sociedade. Viabilizar um comportamento ético pautado em valores incorporados por todos, por serem justos e pertinentes. Minimizar a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos. Fortalecer a imagem da Companhia e de seus integrantes junto à sociedade.

Princípios Éticos da COMRUA.

A honestidade, a dignidade, o respeito, a lealdade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios éticos são os valores maiores que orientam a relação da COMRUA com seus integrantes, clientes, concorrentes, parceiros, fornecedores, Governo e demais segmentos da sociedade. A atuação da Companhia busca atingir níveis crescentes de competitividade, sem descuidar da busca do bem comum, que é traduzido pela valorização de seus integrantes enquanto seres humanos, pelo respeito ao público, pela observância às normas de segurança e por sua contribuição ao desenvolvimento cultural. As informações veiculadas interna ou externamente pela Companhia devem ser verdadeiras, visando a uma relação de respeito e transparência com seus integrantes e a sociedade. A COMRUA considera que a vida particular dos integrantes é um assunto pessoal deles, desde que as suas atividades não prejudiquem a imagem ou os interesses da Companhia. Na COMRUA, as decisões são pautadas no resultado do julgamento, considerando a justiça, legalidade, competência e honestidade.

Metas.

Tudo isso nos torna uma das companhias mais convidativas para atrair novos talentos, fato que também importa na cultura.
· Sempre investir em gente, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional, pessoal e social - e premiando o mérito. Profissionais motivados e permanentemente desafiados a superar as suas metas de crescimento são um diferencial na atuação da companhia;
· Desenvolver e incorporar os novos métodos coreográficos, para que as nossas coreografias, ensaios e apresentações mantenham a qualidade;
· Respeitar as leis e os costumes das comunidades que nos acolhem;
· Nortear as nossas ações e as nossas atividades por princípios de ética e integridade.
Esses fatores combinam-se aos desafios de atuação num mercado cada vez mais competitivo. Culturas nascem e se desenvolvem. Algumas param no tempo e desaparecem. Outras evoluem na velocidade das oportunidades e das ameaças. O antropólogo Luiz Almeida Marins Filho nos mostra no livro "Profissão: Vencedor" (Casa da Qualidade Editora) que a cultura empresarial é formada por um conjunto de fatores, entre eles a tradição da empresa, suas necessidades e também as suas aspirações. A tradição indica o que fomos no passado - figurativamente, é a companhia vista pelo espelho retrovisor. Essa tradição, unida às nossas atuais necessidades e aspirações, certamente indica o que seremos no futuro. É esse conjunto que, na realidade, forja a cultura de uma empresa e está moldando a COMRUA.